Projeto Brick: transformando resíduos de cosméticos em tijolos
Iniciativa do Grupo L’Oréal no Brasil recupera materiais descartados para garantir um ecossistema mais sustentável
Transformar resíduos em tijolos: o que seria isso?
Um dos maiores desafios para as indústrias de cosméticos hoje é encontrar soluções para os resíduos de produtos e restos de produção, permitindo a sua reciclagem e reinserção em uma cadeia sustentável.
Buscando uma solução inovadora para o tratamento de materiais descartados, o Centro de Pesquisa e Inovação do Grupo L’Oréal no Brasil, em parceria com fornecedor local no Rio de Janeiro, desenvolveram e implementaram o Projeto Brick.
"Esse projeto propõe a reinserção na cadeia de valor de um resíduo que não seria reciclado, aplicando uma solução disruptiva de tratamento, permitindo sua reciclagem, utilizando um processo já bastante consolidado e tradicional na indústria, que é a fabricação cerâmica. Em 10 meses de implantação, essa solução foi responsável por aumentar em 20% o índice de reciclagem e reuso de materiais, contribuindo de forma significativa para o nosso programa L'Oréal Para o Futuro."
- João Lopes, Analista de Meio Ambiente.
Qual objetivo do projeto?
A iniciativa possibilita a reciclagem dos resíduos de cosméticos que seriam descartados, como restos de produtos capilares, dermocosméticos, coloração, entre outros, e transformam em matéria-prima de fabricação cerâmica, como tijolos.
Como esse processo é realizado?
No processo tradicional da criação de tijolos, utiliza-se água e argila como matéria-prima. Com a incorporação do resíduo de cosméticos coletado no processo, a água é substituída por ele. A solução também gera um impacto positivo indireto, pois contribui para diminuição da pegada hídrica da empresa parceira. Além disso, ela utiliza biomassa como fonte de energia para o seu processo, o que reforça ser uma iniciativa sustentável para tratamento de resíduos.
Uma parcela dos tijolos fabricados a partir dessa solução foi utilizada na construção de um novo espaço dentro do Centro de Pesquisa & Inovação da Companhia. O projeto foi realizado com resíduo gerado na unidade, tratado e retornando como outro material, os tijolos, fechando uma cadeia circular sustentável.
Atualmente, com o Projeto Brick, a Companhia conseguiu alavancar cerca de 20% dos indicadores de reciclagem de resíduos no hub de Pesquisa & Inovação. A iniciativa tem contribuído de forma significativa para o Programa L'Oréal Para o Futuro, intensificando as suas práticas sustentáveis e o impacto positivo no meio ambiente.
Com o objetivo de alcançar operações cada vez mais sustentáveis dentro da cadeia de inovação e produção, o Grupo, através do Programa L’Oréal para o Futuro, possui a meta de reutilizar e reciclar 100% dos resíduos gerados dentro da operação nas unidades até 2030.